O clipe da música “They Don’t Care About Us”, do eterno Michael Jackson (1958 – 2009), ultrapassou 1 bilhão de visualizações no YouTube.
Publicado há 13 anos na conta oficial do Rei do Pop na plataforma de vídeos, o clipe é o segundo mais assistido de todo o canal do cantor no YouTube, atrás somente de “Billie Jean”, que já conta com mais de 1,3 bilhão de visualizações.
Com a marca, Michael se tornou o primeiro artista solo masculino do século XX que tem mais de um videoclipe com 1 bilhão de visualizações ou mais.
POLÊMICAS SOBRE A GRAVAÇÃO DO CLIPE “THEY DON’T CARE ABOUT US”, DE MICHAEL JACKSON
Produzir o videoclipe de “They Don’t Care About Us” não foi uma tarefa fácil. O vídeo musical foi produzido por Spike Lee em Salvador, no Pelourinho e também na Favela Santa Marta, no Rio de Janeiro, em 1996. As autoridades da época não queriam que o clipe fosse gravado nesses lugares, pois temiam que denunciasse a pobreza dos locais, prejudicando a imagem do Brasil que estava concorrendo a sede das Olimpíadas de 2004.
Já os moradores dos locais ficaram felizes em receber o cantor, e apoiaram o desejo de Michael Jackson (1958 – 2009) de destacar os problemas da região, argumentando que o governo estava envergonhado por suas próprias falhas.
Outra polêmica é que Spike Lee teve que negociar com os traficantes do Morro Dona Marta para garantir a segurança do astro. O governo criticou muito essa decisão e o diretor do clipe, em resposta, disse que a polícia não tinha poder suficiente para garantir a segurança do Rei do Pop.
O vídeo musical de “They Don’t Care About Us” ainda conta com a parceria do grupo baiano Olodum, que ajudou a música a ficar com uma cara mais brasileira, introduzindo o samba-reggae na canção. O interesse da mídia em torno do videoclipe expôs o Olodum a 140 países ao redor do mundo, trazendo fama mundial e maior credibilidade no Brasil.
FONTE: David Mesquita /Metropolitana FM
Foto: Reprodução/Youtube