Wanessa Camargo está completando 40 anos nesta quarta-feira (28/12). A coluna LeoDias celebra sua data com este texto especialmente feito para ela, a pequena atriz de musical nos Estados Unidos que veio a se tornar um dos expoentes da música pop no Brasil, que foi apresentadora na Globo, embaixadora da SOS Mata Atlântica, da UNAIDS, mas que, sobretudo, quebrou as barreiras mais rochosas que um artista pode encontrar no meio do caminho para provar seu talento e vocação.
A versatilidade e potência artística de Wanessa são dois pontos indiscutíveis há muitos anos. Uma das principais responsáveis por projetar um gênero musical que enfrentou muitas resistências na década em que firmou sua imagem e fama no país, Wanessa trouxe um novo movimento ao mercado fonográfico. É preciso reconhecer o quanto ela foi fundamental para que portas fossem abertas para outras tantas que estão no auge do sucesso hoje, além de, é claro, os artistas com trabalhos voltados exclusivamente para a comunidade LGBTQIAP+.
Mesmo dotada de talento e sem precisar provar mais nada a ninguém, Wanessa foi incompreendida muitas vezes. Diziam que ela não sabia o que queria fazer, que transitava muito entre uma coisa e outra. E, cá entre nós, o que Wanessa chegou a fazer no passado é justamente o que um verdadeiro artista faz ou precisa ser hoje em dia: cantar, atuar, apresentar, dançar, e mais.
Na música, ela sempre foi pop romântico. Após 2009 seu estilo mudou bastante, ganhou um tom americanizado com uma pegada eletrônica. No lançamento do projeto DNA, Wanessa explodiu para um público que nunca ligou para ela. De repente, grávida. Wanessa sumiu por mais de 1 ano. Teve o filho, voltou, gravou DVD, parceria internacional, e quando começou a fazer show, que ia voltar a bombar, grávida de novo.
Um feito recente dos mais de 20 anos dedicados à arte, diz respeito a seu extraordinário desempenho no Show dos Famosos, quadro de sucesso do Domingão. Talvez não seja correto dizer isso, mas foi preciso duas décadas de carreira e um reality na TV para as pessoas a enxergarem como cantora, apesar de tudo que representa.
Casamento, filhos, problemas de ansiedade, depressão, síndrome do pânico e outras mais, afastaram a Wanessa que conhecemos do grande público. Mas hoje, completamente transformada e vivendo um dos melhores momentos de sua vida pessoal, ela retoma as atividades artísticas.
O momento é diferente, claro, também exigirá grandes lutas, não podemos fingir que não. Mas Wanessa, por ter estado musicalmente à frente de seu tempo, ela possibilitou que seu público nunca a abandonasse. Hoje, a cantora ainda esgota ingressos em casa de shows e sempre será a “princesa do pop” no Brasil, título que a acompanhou todos esses anos merecidamente. A coluna LeoDias, com essas lembranças de lutas e glórias, deseja toda felicidade a Wanessa. Feliz Aniversário![
FONTE: Cadu Safner/ Metrópoles
Foto: Reprodução/ Redes Sociais