Recentemente, O É Tchan! se apresentou no almoço oficial do Folianópolis, na capital catarinense. "Seja no almoço ou seja na avenida, para gente é muito importante fazer parte dessa festa grandiosa, que traz praticamente a música da Bahia para o Sul. O Folianópolis é uma homenagem à música baiana. Para gente, isso é maravilhoso", agradeceu Compadre Washington por participar do evento.
O É O Tchan! faz 30 anos de carreira em 2023 e para comemorar o sucesso do grupo, Compadre Washington e Beto Jamaica realizarão um projeto especial chamado Êta. Em conversa com a Quem, os líderes da banda revelaram detalhes da celebração e responderam se vai rolar um show especial de reencontro com os ex-integrantes como Carla Perez, Scheila Carvalho, Sheila Mello, Jacaré e Débora Brasil, como aconteceu quando completaram uma década.
"Nós temos um projeto chamado Êta, que vai estrear agora em janeiro, em Salvador, todas as quartas-feiras para dar um passo nas comemorações dos nossos 30 anos, onde vamos ter vários convidados. Já temos alguns selecionados", declara Compadre Washington, sobre a label, que acontecerá nos dias 11, 18 e 25 de janeiro, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Alguns nomes já foram confiramos na capital baiana, como Thiago Aquino, Jorge e Mateus, João Gomes, Mari Fernandez, Turma do Pagode, Pixote, Tierry, Escandurras e Hugo e Guilherme.
Beto Jamaica reforça sobre os convidados. "Vamos fazer 30 shows durante o ano inteiro, em todas as capitais do Brasil e em algumas cidades maiores, do interior. Esse projeto vai ter dois convidados nacionais cantando uma música que a gente vai trazer como comemoração dos 30 anos. Vai ser tudo novo. Vamos apresentar muitas novidades para nossos fãs", promete.
Com hits atemporais presentes nas festas das famílias brasileiras até hoje, os vocalistas atribuem o sucesso de É O Tchan! ao respeito pelos fãs. "Tenho certeza que é a humildade, principalmente, e saber fazer música boa que agrada e une a todos os públicos, dos mais novos ao mais velhos, com qualidade, muita dança e alegria. As pessoas divertem muito nos nossos shows", garante Compadre Washington.
Beto concorda com o colega de trabalho e acrescenta: "Também tem muito respeito aos fãs. É muito gratificante chegar um menino de 5 anos e dizer que é nosso fã, porque a mãe dele ou o avô, tio o apresentou nossa música. Sempre tivemos uma relação de respeito também com a imprensa, os artistas e todas as pessoas que nos ajudaram a divulgar e a manter a banda viva durante todo esse tempo".
Com uma formação mais enxuta, O É Tchan! continua empolgando o público pelo Brasil. Sem suas tradicionais Loira e Morena do Tchan, que já pararam o país ao serem escolhidas ao vivo em concursos na televisão, a banda possui um bailarino e uma bailarina não famosos. Mas o foco principal do grupo, com 16 milhões de discos vendidos, é a música e a nostalgia gerada ao relembrar as dancinhas presentes nas principais reuniões familiares nos anos 90.
"Tem coisa melhor do que isso? Levar alegria para as pessoas? Nos sentimos privilegiados em poder ocupar um lugar tão gostoso na memória afetiva dos fãs. Por isso, vamos celebrar esses 30 anos e levar essa turnê por todo o Brasil, para todo o país ter a oportunidade de dançar com a gente todos os nossos sucessos", conclui Beto Jamaica.
FONTE: Rafael Godinh/ Quem
Foto: Divulgação/ David Welter